Criação das mecânicas do jogador, parte 1

Nesta quinta-feira, completei a movimentação, o pulo e o tiro do jogador. Desta vez, tive a ajuda não apenas do tutorial do Jonathan Weinberger, mas também um tutorial específico para tiros no Unity 2D do canal Brackeys no YouTube (que aliás, é um ótimo canal para quem deseja aprender sobre o Unity gratuitamente).

Criei um script chamado Player para lidar com mecânicas exclusivas do jogador e um script chamado Character que lida com mecânicas compartilhadas entre o jogador e os inimigos. Considerando que os processos de locomoção e tiro são manuais para o jogador, enquanto os mesmos processos são automáticos para os inimigos, programei o tiro e a maior parte da movimentação dentro de Player, deixando apenas uma pequena porção de código que faz um personagem se virar da esquerda para a direita e vice-versa em Character.   














Porções do script Player que lidam com a movimentação e o tiro, respectivamente.





Porção do script Character que vira o personagem de um lado para o outro.





Jogador executando suas ações.




No GIF acima existem 2 elementos que até então não abordei, porém são dignos de nota:
  1. A câmera está seguindo o jogador;
  2. Os tiros do jogador desaparecem quando colidem com um elemento sólido.
Entrarei em mais detalhes sobre estes elementos futuramente.

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